terça-feira, 25 de outubro de 2016

Filosofia 8º ano (Tema 4 - Aula 3).

Tema 4 - Filosofia e humanização.

Aula 3 - Sobre as teorias humanistas (2ª pt).

O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.
Desenvolveu-se e se manifestou em vários momentos da história e em vários campos do conhecimento e das artes. Na antiguidade clássica (Grécia e Roma): manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muito o corpo humano e os sentimentos.

O Humanismo no Renascimento (séc. XV e XVI), tinha escritores e artistas plásticos que resgatavam valores da cultura greco-romana. O antropocentrismo (homem é o centro de tudo) norteou o desenvolvimento intelectual e artístico desta fase.
O Positivismo desenvolveu-se na segunda metade do século XIX. Valorizava o pensamento científico, destacando-o como única forma de progresso. Teve em Auguste Comte seu principal idealizador.

Nicolau Maquiavel

Nasceu na cidade italiana de Florença (1469-1527). Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos.
Em 1513, escreveu “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana. 
Em função das ideias defendidas no livro “O Príncipe”, o termo “maquiavélico” passou a ser usado para aquelas pessoas que praticam atos desleais (até mesmo violentos) para obter vantagens, manipulando as pessoas.

Erasmo de Roterdã

Escritor holandês (1466-1536). Suas ideias deixaram marcas importantes no pensamento liberal e progressista do Renascimento. Foi um dos maiores críticos do dogma católico romano e da imoralidade do clero.
Erasmo teve a melhor educação possível em seu tempo, em mosteiros religiosos. Chegou a ser admitido como monge aos 25 anos, mas nunca exerceu o sacerdócio.
Os escritos de Erasmo eram populares devido à sua imaginação inteligente e ao seu estilo claro e descritivo. Embora isso fizesse com que ele atraísse um grande número de inimigos poderosos em função de suas sátiras. 

(Acesso em 25/10/16)

Questões

1.      O humanismo pode ser definido como:
(a)   Conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas, considerando os valores morais.
(b)   Conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas, desconsiderando valores morais.
(c)    Conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas, desconsiderando os valores da fé.
(d)   Conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e ideais positivistas, apenas.

2.      Sobre Maquiavel é correto afirmar:
I – Escreveu “O Principe” com o objetivo de ensinar todos da nobreza a serem bons príncipes, assim como ele foi.
II – Constituiu o termo “maquiavélico” por seus ideais desleais e violentos para se obter vantagens e manipular pessoas.
III – Defendia o mantimento do poder absolutista, mas regrado a ideias de unificação popular, e não na base da fé.
Estão corretas as afirmações:
(a) I e II.         (c) I e III.
(b) II e III.      (d) I, II e III.

3.      Sobre Roterdã é correto afirmar:
(a)   Foi um dos maiores críticos do dogma católico romano.
(b)   Criticava questões de fé e a imoralidade do clero.
(c)    Conhecia as praticas da fé cristã de seu período muito por ter estudado em mosteiros.

(d)   Todas as alternativas estão corretas.

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