segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Filosofia 8º ano (Tema 4 - Aula 2).

Tema 4 - Filosofia e humanização.

Aula 2 – Sobre as teorias humanistas (1ª pt).

Inquietações próprias do ser humano (como angustia, medo, temor, náusea existencial etc.) A própria história do pensamento filosófico mostra que o Ser Humano sempre se preocupou com os problemas existenciais que ultrapassam o espaço e o tempo.
Inquietações fazem parte de hábitos comuns dos seres humanos, e os questionamentos sobre suas inquietações são próprios de seu espírito. Os conflitos do humanismo surgem com perguntas de porte existencial, e buscam soluções para elas. Questionamentos como “O que é o Ser Humano?” ou “Para onde vamos após a porte?”, mostram os diferentes segmentos que o conhecimento tenta formular.
A busca por definições universais do ser humano e, a partir da definição, tentar resolver os seus problemas existenciais, pode ser vista como grande marco da postura filosófica humanista. Em sua interioridade, porém, os seres humanos continuam não sabendo quem são, nem como resolver suas questões existenciais. Ele é um desconhecido para si mesmo e não sabe como se estruturar para viver mais confiante em si e em suas relações sociais. Na verdade, o existencialismo não resolve os problemas existenciais do homem, apenas os revela.
As principais interrogações e problemas de hoje são os mesmos de todos os tempos (o Ser Humano, o Universo e Deus). Entretanto, em cada época há preocupações dominantes, o centro das questões se desloca, o interesse maior se volta ora para o Homem, ora para o Universo, ora para Deus.
Na Antiguidade prevaleceu uma visão geocêntrica* das coisas porque os primeiros filósofos eram físicos e se preocuparam com a natureza.
Na Idade Média predominou o teocentrismo porque o ser humano dessa época era, sobretudo, cristão, se modo que sua preocupação fundamental era seu relacionamento com Deus. O ser humano do século III tinha a concepção de que o mundo era um reflexo de Deus. O mundo era um sinal visível do invisível.
A Idade Moderna realçou o antropocentrismo*. O mundo contemporâneo, entretanto, dá ênfase ao Homem, priorizando seus problemas cosmológicos, ontológicos, morais e teológicos. As preocupações do ser humano são encaradas dentro de seu espaço vital e de acordo com o significado que ele dá ao seu espaço.
O pensamento filosófico contemporâneo usa vários caminhos para mostrar as inquietações e os questionamentos humanos, mas é sobretudo na literatura que os romancistas mais recentes o têm observado e criado personagens com perfis que retratam o mundo existencial concreto da dor, da angustia, náusea existencial, dos medos, do desamor, das fadigas existenciais, dos temores provocados por conflitos não resolvidos.

Dicionário
* Geocentrismo: Terra como centro do Sistema Solar.
* Antropocentrismo: Seres humanos como centro do universo.

Questões

1.      Humanismo, em sua essência, significa?
(a)   Valorizar o ser humano e a condição humana acima de todo o meio que a cerca.
(b)   Valorizar o ser humano e a condição humana em sua totalidade, desconsiderando as divindades.
(c)    Desvalorizar o ser humano e a condição humana acima de todo o meio que a cerca.
(d)   Desvalorizar a fé em detrimento a condição humana, entendendo o homem como centro do universo.

2.      Qual a principal diferença do teocentrismo e antropocentrismo?
R:

3.      Em artes qual é um dos principais pontos de estudo da corrente filosófica humanista?
(a)   Questões espirituais, estruturas religiosas (igrejas) e telas representando a divisão social (clero, nobreza e servo).
(b)   Questões anatômicas, em obras e estudos sobre partes e funcionamento do corpo humano.
(c)    Questões filosóficas, buscando a essência de ser dos seres humanos, em questões físicas e espirituais.
(d)   Nenhuma das alternativas esta correta.
(e)    Todas as alternativas estão corretas.

4.      Em cada época histórica existem inquietações dominantes que deslocam os interesses da humanidade, cite as principais características de cada um:

a)      Antiguidade:
b)     Idade Média:
c)      Idade Moderna:
d)     Contemporânea:

Referências Bibliográficas (17/10/16):

Nenhum comentário:

Postar um comentário