segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Filosofia 7º ano (Tema 4 - Aula 1).

Tema 4 - Cidadania e participação política.

Aula 1 – Conceito de cidadania.

Cidadania (Substantivo feminino)
1. Qualidade ou condição de cidadão.
2. Condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política.


A cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. Também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada. 
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e seus deveres, garantindo que estes sejam colocados em prática. E é estar em plenas condições das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
O conceito de cidadania também está relacionado com o país onde a pessoa exerce os seus direitos e deveres. Assim, a cidadania brasileira está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição do Brasil.
Entre alguns dos principais deveres e direitos dos cidadãos está:
·         Deveres do cidadão: Votar nos governantes; Cumprir as leis; Educar e proteger seus semelhantes; Proteger a natureza; Proteger o patrimônio público e social do País.
·         Direitos do cidadão: Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros; O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu; Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na sociedade; O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso; Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;

Artigo: O QUE É CIDADÃO?

Segundo o Dicionário Aurélio, cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante da cidade. Indivíduo, homem, sujeito.
Ser cidadão, porém, vai além do simples conceito descrito no dicionário. Podemos entender que ser cidadão é: participar como agente atuante de uma sociedade. É não deixar se oprimir e nem subjugar, encarar o desafio de defender seus direitos na busca de uma sociedade mais igualitária. 
Ser cidadão não se resume a cobrar do governo o retorno pelos altos impostos. É, acima de tudo, respeitar o próximo no sentido mais amplo possível, independente de sua cor, raça, sexo ou religião, ou em relação aos seus direitos, já que o outro também é cidadão.
Alguns eventos indicam a cidadania como elemento chave para a sua realização, tal como passeatas e manifestações em prol da dignidade na política e contra a violência.
Outras atitudes cotidianas também representam a evolução do conceito de cidadão, como respeitar filas ou não jogar lixo nas ruas, por exemplo.
• A fila deve respeitar os direitos de um cidadão na ordem correta;
• Não jogar lixos nas ruas ou não poluir o meio ambiente é respeitar sua própria nação;
• Ser cidadão é ser gente, é respeitar o próximo como a si mesmo.

Referência Bibliográfica (26/09/16)

Um comentário: