sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Revisão - Filosofia (9º ano).

AVALIAÇÃO FILOSOFIA – 9º ANO.

- Definições de liberdade e as ligue com os respectivos autores:
AUTORES
DEFINIÇÕES
Marx.
Uma prática individual, ligada diretamente aos bens materiais.
Sartre.
Condição de vida do ser humano (condição de ser livre).
Kant.
Estado de autonomia, sendo direito do indivíduo ter suas próprias regras.
Descartes.
Decisão do próprio individuo, seguindo regras racionalmente.

- Vários significados de “Liberdade”:
I – Pode ser vista como um conceito utópico.
II - Direito de agir segundo a sua vontade.
III – Ser (ou sentir-se) livre em determinado local (espaço determinado).
IV – Possuir independência, autonomia e espontaneidade.



- Liberdade para a Declaração Universal de Direitos Humanos: Presa pelo direito a liberdade de pensamentos, contanto que os mesmos estejam de acordo com as leis vigentes.

- Problemática (obstáculos) para a liberdade de expressão no Brasil (contemporâneo):
I – a ausência de pluralismo na mídia (todo meio de comunicação trata a notícia da mesma forma), que faz com que um conjunto representativo de atores sociais não tenha as mesmas condições de se expressar que outros, cujos interesses e pontos de vista são similares aos dos donos dos meios de comunicação;
II – a censura provocada por pressão dos próprios donos dos meios de comunicação sobre os jornalistas, em virtude da cobertura de certos temas não lhes interessar;
III – a censura provocada por pressão de políticos locais sobre os donos dos meios de comunicação, que gera uma chantagem cuja moeda de troca são verbas publicitárias;

- Liberdade para a “Ética” e a “Filosofia”:
I - Está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém.
II - Não se deve passar por cima de princípios éticos e legais da sociedade.
III - Pode ser entendida como o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside;
IV - É o poder que qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.


Esquematizando conceitos:

- Liberdade: Nível de independência absoluto e legal de um indivíduo, de uma cultura, povo ou nação, sendo nomeado como modelo (padrão ideal); Estado ou particularidade de quem é livre; característica da pessoa que não se submete.

-Libertinagem: Uso da liberdade sem o bom senso, parece liberdade, mas é ao contrário por auto se contrariar.
- Liberdade Condicional: indivíduo que foi condenado por algo que cometeu, recebe o direito de cumprir toda, ou parte de sua pena em liberdade, ou seja, com o direito de fazer o que tiver interesse, mas de acordo com as normas da justiça.

- Liberdade Provisória: é atribuída a um indivíduo com cunho temporário. Pode ser obrigatória, permitida (com ou sem fiança) e vedada (em certos casos como o alegado envolvimento em crime organizado).

- Para alguns filósofos a liberdade implica em responsabilidades, já que está diretamente ligada aos valores sociais pré estabelecidos no espaço e contexto em que vivemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário