segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Filosofia 9º ano (Tema 3 - Aula 3).

Tema 3 - Filosofia e libertação.
Aula 3 – Liberdade ou Libertinagem?

A Liberdade e libertinagem são conceitos relacionados, e até mesmo complementares, que muitas pessoas confundem. Os dois são fulcrais no processo de tomada de decisão do ser humano, e revelam atitudes diferentes dos indivíduos.
Liberdade consiste no direito de se movimentar livremente, se comportar segundo a sua vontade, partindo do princípio que esse comportamento não influencia negativamente outra pessoa. De acordo com a filosofia, a liberdade é a independência, autonomia e espontaneidade do ser humano.
Libertinagem é fruto de um uso errado da liberdade, porque demonstra irresponsabilidade, que pode prejudicar não só a própria pessoa, mas outras pessoas também.

Quem age com libertinagem, revela não se importar com as consequências que o seu comportamento pode ter. Em muitos casos, a libertinagem é traduzida por uma ausência de regras.
A famosa frase  "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro.", atribuída por muitas pessoas ao filósofo inglês Herbert Spencer, indica que a verdadeira liberdade respeita o próximo, e os seus direitos.
A libertinagem assume uma mentalidade no seguinte sentido: "Eu posso fazer tudo o que eu quiser, ninguém tem nada a ver com isso e ninguém pode me impedir."
Um libertino é alguém rebelde, egocêntrico, embrutecido, escravo de todos os desejos que surgem na sua mente, e por esse motivo a libertinagem é a principal causa de barbaridades. A libertinagem escraviza e mutila o ser humano, enquanto o oposto - a liberdade - o capacita a ter uma convivência saudável com o seu próximo.

Bibliografia (25/07/16)


QUESTÕES

1.      Liberdade e Libertinagem são conceitos relacionados, já que:
Assinale a alternativa correta.
(a)   Ambas são fundamentais para a tomada de decisão dos seres humanos, revelando atitudes dos indivíduos.
(b)   Ambas são utopias pouco fundamentadas por filósofos e estudiosos do assunto, sendo assim um assunto irrelevante.
(c)    Ambas são dispensáveis, já que não existe diferença entre liberdade e libertinagem.
(d)   Ambas são indispensáveis para compreendermos o processo de escravidão (principal ferramenta que priva a liberdade dos seres humanos).

2.      Podemos definir Liberdade como:
(a)   Uso do direito a mover-se livremente e se comportar segundo a sua vontade, contanto que não influencie negativamente outras pessoas.
(b)   Uso comum da liberdade, sem preocupação com normas ou com o bem estar social.
(c)    Uso devido da liberdade individual, de forma irrestrita, e sem preocupações com a liberdade do outro.
(d)   Uso irresponsável da liberdade, agindo de forma prejudicial tanto para si quanto para o meio social.

3.      Podemos definir Libertinagem como:
(e)    Uso do direito a mover-se livremente e se comportar segundo a sua vontade, contanto que não influencie negativamente outras pessoas.
(f)    Uso comum da liberdade, sem preocupação com normas ou com o bem estar social.
(g)   Uso devido da liberdade individual, de forma irrestrita, e sem preocupações com a liberdade do outro.
(h)   Uso irresponsável da liberdade, agindo de forma prejudicial tanto para si quanto para o meio social.

4.      Defina:
(a) Liberdade:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(b) Libertinagem:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário