AVALIAÇÃO
– 8º ANO (FILOSOFIA)
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Sobre Massificação:
I
- Processo que transforma valores e produtos restritos em consumíveis por toda
a sociedade.
II
- Ato de massificar, massificar-se.
III
- Processos de simplificação que constantemente representa o empobrecimento
cultural.
IV
- A noção de massificação está associada à ideia de “pessoa coletiva”.
V
- Integrantes de um espaço massificado compartam certos comportamentos sociais
ou culturais.
VI
- Quando as massas adotam determina conduta, esta se massifica.
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Indústria Cultural: De acordo com Adorno e Horkheimer, esse conceito parte de
uma perspectiva de que a cultura contemporânea confere a tudo um ar de
semelhança, em que a indústria cultural e seus produtos constituem um sistema
no qual fazem parte o cinema, o rádio e revistas.
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Marcuse (sociólogo) desenvolve uma análise a respeito da falta de liberdade que
prevalece nas sociedades industriais, e para ele os meios de informação em
massa encontram pouca dificuldade em fazer aceitar interesses particulares. Assim,
a indústria cultural pode se valer de meios de comunicação de massa para
inserir interesses particulares no meio social, favorecendo terceiros com essa
prática.
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De acordo com Adorno e Horkheimer, o processo de massificação é um traço cultural
contemporâneo, e a partir dele tudo tem um ar de semelhança, e a industria
cultural pode aproveitar-se disso.
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Atualmente, é possível observar-se certas tendências que se encontram em vias
de massificação (musica, filmes, programas de TV, roupas, objetos em geral).
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A massificação é um processo, e é difícil ou subjetivo determinar quando uma
tendência se torna efetivamente massiva.
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