Tema
3 - Filosofia e libertação.
Aula
4 – A conquista da liberdade.
Contextualizamos
sobre a liberdade ao longo das aulas passadas, vimos diferenças entre o
entendimento da palavra para vários filósofos, e vimos ainda uma variante entre
liberdade e libertinagem, agora, pensemos um pouco sobre a liberdade como
conquista social, e individual. Leia o artigo abaixo.
LIBERDADE:
FRUTO DE UMA CONQUISTA.
Por
Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Em
seu constante ir-e-vir por este mundo, o homem conquista muitos bens
espirituais, morais e materiais, que depois perde se não sabe fazer deles o
devido uso, ou abusa das perspectivas que tais bens lhe abrem no terreno de
suas possibilidades. Entre esses bens, existe um que, indubitavelmente, é o que
dá conteúdo à vida e permite a ela alcançar seu mais alto expoente no homem
como ser racional e espiritual: a liberdade.
É
este um bem que, justamente por dar à vida seu conteúdo essencial, pode
qualificar-se como supremo, pois enquanto é desfrutado existe paz e alegria em
todos os corações.
Deve
ser cercada de garantias e mútuo respeito entre os homens
O
que expõe ao perigo de perder essa liberdade, temporária ou definitivamente, é,
repetimos, o abuso ou mau uso que dela se faz, o que ocorre por não se
considerar, ou por se esquecer ou ignorar, que a liberdade deve ser cercada
pelo máximo de garantias e pelo mútuo respeito entre os homens e os povos.
A
liberdade, que é o fruto de uma conquista que o homem fez ao cultivar sua
inteligência, elevar sua moral e estender a cultura por todos os pontos da
Terra, contribui para manter o equilíbrio entre seus deveres e seus direitos.
(...)
As consequências estão neste caso bem à vista, porquanto à medida que se foi
criando e ampliando o problema econômico, que antes não existia, a liberdade
desfrutada até então foi-se limitando, ao estreitar-se cada vez mais dentro de
um círculo em que a existência se tornou cada dia mais precária.
Pois
bem; para reconquistar essa liberdade perdida, será necessário voltar aos
caminhos da anterior conduta administrativa, empenhando-se com redobrados
esforços, e até com sacrifícios, para alcançar a situação que foi perdida por
culpa da imprevisão.
O
que acabamos de expor pode ser aplicado a todos os aspectos da vida do homem e
dos povos, e merece ser tido em conta, porquanto se sabe quanto custa voltar a
desfrutar a liberdade quando ela foi perdida, por dela se ter abusado ou feito
um uso indevido.
Os
homens e os povos nasceram para ser livres, e, quando forças estranhas ou
alheias a suas vontades ameaçam extinguir essa liberdade, a alma humana
sobrepõe-se a todas as contingências e a todos os sacrifícios, para que ela
seja como deve ser; como é: um bem supremo, que ninguém poderia renegar sem
prejudicar seriamente sua natureza humana e seu destino.
Trechos
extraídos do artigo da Coletânea da Revista Logosofia Tomo 1 p. 207
Referência
bibliográfica (08/09/16).
Questões
1.
“A
liberdade, que é o fruto de uma conquista que o homem fez ao cultivar sua
inteligência, elevar sua moral e estender a cultura por todos os pontos da
Terra, contribui para manter o equilíbrio entre seus deveres e seus direitos”.
Explique,
a partir de estudos em sala e conhecimentos próprios, o trecho acima.
2.
“Os homens e os povos nasceram para
ser livres, e, quando forças estranhas ou alheias a suas vontades ameaçam
extinguir essa liberdade, a alma humana sobrepõe-se a todas as contingências e
a todos os sacrifícios, para que ela seja como deve ser; como é: um bem
supremo, que ninguém poderia renegar sem prejudicar seriamente sua natureza
humana e seu destino”.
Explique,
a partir de estudos em sala e conhecimentos próprios, o trecho acima.
3.
Partindo dos estudos em sala,
explique o que é liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário