Tema
3 - Condutas massificadas e alienação moral.
Aula
3 - A massificação e o consumismo (2ª pt.).
O
conceito de indústria cultural de Adorno
e Horkheimer se opõe ao termo cultura de massas: até o surgimento de suas
obras, alguns teóricos achavam que a cultura popular era algo oriundo das
próprias massas e, mais ainda, que era espontâneo. O grande mérito de Adorno e
Horkheimer foi mostrar que tudo isso surge, de fato, com a indústria cultural.
Para
justificar sua tese, os autores afirmam que o cinema e o rádio não precisam
mais se apresentar como arte. Na verdade, para tais autores, estes bens
culturais, quando são produzidos em série, são apenas um negócio. Neste sentido,
eles utilizam uma ideologia destinada a legitimar como lixo o que
propositalmente produzem.
Os
autores vão além ao colocarem que o cinema e o rádio se definem a si mesmos
como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores geram
e suprimem todas as dúvidas quanto à necessidade social de seus produtos.
Sem
dúvida, os produtos da indústria cultural têm um objetivo: chegar aos seus
consumidores a partir da venda. Por essa razão, podese dizer que a indústria
cultural vai buscar legitimar tudo isso a partir de uma ideologia que, no
sentido marxista do termo, é uma falsa consciência ou uma inversão da
realidade.
Para
os autores, a técnica da indústria cultural levou apenas à padronização e a
produção em série, sacrificando o que fazia a diferença entre a lógica da obra
e a do sistema social.
A
indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer, tem sua origem nos países
economicamente desenvolvidos. “O sistema da indústria cultural provém dos
países industriais liberais e é neles que triunfam todos os seus meios
característicos, sobretudo o cinema, o rádio, o jazz e as revistas. É verdade
que seu projeto teve origem nas leis universais do capital.”
Referência
Bibliográfica (27/07/16).
QUESTÕES
1.
Questão referente a aula 2, tema 3.
Leia o trecho abaixo:
“Em
nossa sociedade, os veículos de comunicação de massa buscam atingir a todos e
inculcar suas ideias fabricadas. A tecnologia, hoje, é bastante utilizada para
a produção e difusão dos meios de comunicação de massa, ao mesmo tempo, como
bem coloca Marcuse, esta sociedade tecnológica utiliza suas técnicas como
sistema de dominação”.
Explique,
com suas palavras, tal afirmação.
2.
“O
conceito de Indústria Cultural se opõe ao termo de Cultura de Massas, já
que...”.
Assinale a alternativa que completa a
frase acima corretamente:
(a)
a cultura popular não é algo
oriundo das próprias massas e, menos ainda, era espontâneo.
(b)
a cultura popular era algo oriundo
das próprias massas e, mais ainda, que era espontâneo.
(c)
tais autores, estes bens culturais,
quando são produzidos em série, são apenas um negócio.
(d)
tais autores, estes bens pouco
culturais, são produzidos em série, sendo apenas um negócio.
3. De
acordo com o texto qual o principal produto da Industria Cultural?
(a) Atingir
culturas divergentes e as destruindo.
(b) Atingir
consumidores, vender cultura.
(c) Atingir
a classe popular, já que essa é “sem cultura”.
(d) Não
tem objetivo algum.
4.
Leia o trecho abaixo:
“O
sistema da indústria cultural provém dos países industriais liberais e é neles
que triunfam todos os seus meios característicos, sobretudo o cinema, o rádio,
o jazz e as revistas. É verdade que seu projeto teve origem nas leis universais
do capital.”
Explique,
com suas palavras, tal afirmação.
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