segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Filosofia 8º ano (Tema 3 - Aula 3).

Tema 3 - Condutas massificadas e alienação moral.
Aula 3 - A massificação e o consumismo (2ª pt.).

O conceito de indústria cultural de Adorno e Horkheimer se opõe ao termo cultura de massas: até o surgimento de suas obras, alguns teóricos achavam que a cultura popular era algo oriundo das próprias massas e, mais ainda, que era espontâneo. O grande mérito de Adorno e Horkheimer foi mostrar que tudo isso surge, de fato, com a indústria cultural.
Para justificar sua tese, os autores afirmam que o cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. Na verdade, para tais autores, estes bens culturais, quando são produzidos em série, são apenas um negócio. Neste sentido, eles utilizam uma ideologia destinada a legitimar como lixo o que propositalmente produzem.
Os autores vão além ao colocarem que o cinema e o rádio se definem a si mesmos como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores geram e suprimem todas as dúvidas quanto à necessidade social de seus produtos.
Sem dúvida, os produtos da indústria cultural têm um objetivo: chegar aos seus consumidores a partir da venda. Por essa razão, podese dizer que a indústria cultural vai buscar legitimar tudo isso a partir de uma ideologia que, no sentido marxista do termo, é uma falsa consciência ou uma inversão da realidade.
Para os autores, a técnica da indústria cultural levou apenas à padronização e a produção em série, sacrificando o que fazia a diferença entre a lógica da obra e a do sistema social.
A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer, tem sua origem nos países economicamente desenvolvidos. “O sistema da indústria cultural provém dos países industriais liberais e é neles que triunfam todos os seus meios característicos, sobretudo o cinema, o rádio, o jazz e as revistas. É verdade que seu projeto teve origem nas leis universais do capital.”

Referência Bibliográfica (27/07/16).

QUESTÕES

1.      Questão referente a aula 2, tema 3.
Leia o trecho abaixo:

“Em nossa sociedade, os veículos de comunicação de massa buscam atingir a todos e inculcar suas ideias fabricadas. A tecnologia, hoje, é bastante utilizada para a produção e difusão dos meios de comunicação de massa, ao mesmo tempo, como bem coloca Marcuse, esta sociedade tecnológica utiliza suas técnicas como sistema de dominação”.

Explique, com suas palavras, tal afirmação.

2.      “O conceito de Indústria Cultural se opõe ao termo de Cultura de Massas, já que...”.
Assinale a alternativa que completa a frase acima corretamente:
(a)   a cultura popular não é algo oriundo das próprias massas e, menos ainda, era espontâneo.
(b)   a cultura popular era algo oriundo das próprias massas e, mais ainda, que era espontâneo.
(c)    tais autores, estes bens culturais, quando são produzidos em série, são apenas um negócio.
(d)   tais autores, estes bens pouco culturais, são produzidos em série, sendo apenas um negócio.

3.      De acordo com o texto qual o principal produto da Industria Cultural?
(a)   Atingir culturas divergentes e as destruindo.
(b)   Atingir consumidores, vender cultura.
(c)    Atingir a classe popular, já que essa é “sem cultura”.
(d)   Não tem objetivo algum.

4.      Leia o trecho abaixo:

“O sistema da indústria cultural provém dos países industriais liberais e é neles que triunfam todos os seus meios característicos, sobretudo o cinema, o rádio, o jazz e as revistas. É verdade que seu projeto teve origem nas leis universais do capital.”


Explique, com suas palavras, tal afirmação.

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