sábado, 10 de setembro de 2016

Filosofia 8º ano (Tema 3 - Aula 4).

Tema 3 - Condutas massificadas e alienação moral.

Aula 4 – Sobre a Massificação do Ser humano.

Conforme estudado anteriormente vimos que o processo de massificação engloba indivíduos, objetos e bens culturais, numa tentativa de transformá-los em bens de consumo. Pensando mais sobre a massificação do indivíduo (do ser humano), leia o texto abaixo:

MASSIFICAÇÃO DO HOMEM: A PERDA DA CONSCIÊNCIA DO EU

Escrito por Michelle Santos (28/05/15)

Massificação significa a não diferenciação. É ter suas próprias características suprimidas pela massa. E aí nos tornamos todos iguais, sem diferenciação.
A diferenciação significa a consciência de sua própria individualidade, de ser único, com suas histórias, suas marcas, seus complexos e suas vivências.
Edinger nos traz uma citação de Emerson que diz: ”Não é a maior desgraça do mundo não ser uma unidade; não contar com o próprio caráter, não gerar aquele fruto peculiar que todo homem foi criado para carregar; mas sim, ser incluído na massa, entre centenas ou entre milhares, do partido ou da secção à qual pertencemos, e a nossa opinião ser predita geograficamente, como sendo do norte ou do sul”. (Emerson in Edinger, 2008 p.17)
E Jung coloca o mesmo em outras palavras: Se minha consciência prefere as ideias e opiniões da consciência coletiva e se identifica com elas, então os conteúdos do inconsciente coletivo são reprimidos.
É como se fôssemos absorvidos pelas opiniões e tendências da consciência coletiva e nos tornássemos o homem da massa.
Se não tivermos consciência do que é a massa e o que “sou eu” (Ego), perdemos o equilíbrio psíquico.
Assim, é de extrema importância o autoconhecimento através de um processo de análise ou psicoterapia.
A consciência e o cuidado são importantes em situações em que a massa age de forma a tirar-nos de nosso centro. Ex. Jogos de futebol (ou competições esportivas em geral), guerras, discussões ou questões políticas, religiosas e morais, no trânsito, etc.Em todo lugar onde podemos escolher um lado, perdemos a possibilidade de ser um portador de opostos. O inimigo está então, fora de nós e nos tornamos apenas uma partícula na imensa massa.
Em uma disputa, sermos vencedores o tempo todo não é bom psicologicamente, pois ficamos privados da experiência dos opostos, ou seja, da perda.
Todas as pessoas profundas conheceram a derrota. Ela faz parte de nosso desenvolvimento e nosso amadurecimento na vida e no processo de individuação.

Referência bibliográfica (08/09/16).

Questões

1.      “Massificação significa a não diferenciação. É ter suas próprias características suprimidas pela massa. E aí nos tornamos todos iguais, sem diferenciação”.
Segundo estudos em sala e conhecimentos pessoais explique o trecho acima.

2.      “A diferenciação significa a consciência de sua própria individualidade, de ser único, com suas histórias, suas marcas, seus complexos e suas vivências”.
Pensando no processo de massificação e na subjetividade do individuo aponte, com argumentos próprios e (ou) das aulas, o que vale mais, o coletivo ou o individuo.

3.      “(...) o processo de massificação engloba indivíduos, objetos e bens culturais, numa tentativa de transformá-los em bens de consumo”.
O trecho acima trata da (assinale a alternativa correta):
(a)   Massificação global aos moldes industriais.
(b)   Globalização de bens culturais, apenas.
(c)    Transformar seres humanos em objetos compráveis.
(d)   Todas as alternativas estão certas.
(e)    Todas as alternativas estão erradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário