Proposta
Curricular de História – Ensino Fundamental, Ciclo II (6º ao 9º) e Ensino Médio
(1º, 2º e 3º ano). (adaptada do Estado de São Paulo).
Ensino Fundamental – Ciclo II
·
Conceitos
principais.
·
Tempo e Sociedade.
·
História e Memória.
·
História e Trabalho.
·
Cultura e Sociedade
6º ano
1º
Bimestre
·
Sistemas sociais e culturais de notação do
Tempo ao longo da História.
·
As diferentes linguagens das fontes históricas:
documentos escritos, mapas, imagens, entrevistas.
·
Mito, memória e história.
·
A vida na Pré-História e a escrita.
2º
Bimestre
·
Civilizações do Oriente Próximo: o surgimento
do Estado e as civilizações egípcia, mesopotâmica, hebraica, fenícia e persa.
·
A vida na China antiga e na África antiga.
3º
Bimestre
·
A vida na Grécia antiga: sociedade, vida
cotidiana, mitos, religião, cidades estado, pólis, democracia e cidadania.
·
A vida na Roma Antiga: vida urbana e sociedade,
cotidiano, república, escravismo, militarismo e direito.
4º
Bimestre
·
A Europa na Idade Média: as migrações
bárbaras e o cristianismo.
·
A civilização do Islã (sociedade e cultura):
a expansão islâmica e sua presença na península Ibérica.
·
Império Bizantino e o Oriente no imaginário
medieval.
7º ano
1º
Bimestre
·
O feudalismo: relações sociais, econômicas,
políticas e religiosas.
·
As cruzadas e os contatos entre as sociedades
européias e orientais.
·
Renascimento comercial e urbano.
·
Renascimento cultural e científico.
2º
Bimestre
·
Formação das monarquias nacionais (Portugal,
Espanha, Inglaterra e França).
·
Absolutismo.
·
Reforma e Contra-Reforma.
·
A expansão marítima européia nos séculos
XV e XVI.
3º
Bimestre
·
As sociedades maia, asteca e inca.
·
Conquista espanhola na América.
·
Sociedades indígenas no território brasileiro.
·
O encontro dos portugueses com os povos
indígenas.
·
Sociedades africanas no século XV.
·
A sociedade no Brasil Colonial: o engenho
e a cidade.
4º
Bimestre
·
Tráfico negreiro e escravismo africano no
Brasil.
·
Ocupação holandesa no Brasil.
·
Mineração e vida urbana.
·
Crise do sistema colonial.
8º ano
1º
Bimestre
·
Iluminismo.
·
A colonização inglesa e a independência
dos Estados Unidos.
·
A colonização espanhola e a independência
da América Espanhola.
·
Revolução Industrial inglesa do século
XVIII.
2º
Bimestre
·
A Revolução Francesa e a expansão napoleônica.
·
A Família Real no Brasil.
·
Independência do Brasil.
·
I Reinado no Brasil.
3º
Bimestre
·
Período Regencial no Brasil.
·
Movimentos sociais e políticos na Europa,
no século XIX: as idéias socialistas, comunistas e anarquistas nas associações
de trabalhadores; o liberalismo e o nacionalismo.
·
Os EUA no século XIX.
·
II Reinado no Brasil: política interna.
4º
Bimestre
·
Economia cafeeira.
·
Escravidão e abolicionismo; formas de
resistência (os quilombos), o fim do tráfico e da escravidão.
·
Industrialização, urbanização e
imigração: as transformações econômicas, políticas e sociais no Brasil.
·
Proclamação da República.
9º ano
1º
Bimestre
·
Imperialismo e o neoclassicismo no século
XIX
·
I Guerra Mundial
·
Revolução Russa e o stalinismo
·
A República no Brasil: as contradições
da modernização e o processo de exclusão política, econômica e social das classes
populares até a década de 1920
2º
Bimestre
·
Nazifacismo.
·
Crise de 1929.
·
II Guerra Mundial.
·
O período Vargas.
3º
Bimestre
·
Os nacionalismos na África e na Ásia, e
as lutas pela independência.
·
Guerra Fria: contextualização e conseqüências
para a América Latina e o Brasil.
·
Populismo e ditadura militar no Brasil e
na América Latina.
4º
Bimestre
·
Redemocratização no Brasil.
·
Os EUA após a II Guerra Mundial: movimentos
sociais e culturais nas décadas de 1950, 1960 e 1970.
·
Fim da Guerra Fria e Nova Ordem Mundial.
Ensino Médio
·
Conceitos
principais.
·
História e Diversidade.
·
História e Trabalho.
·
Cultura e Sociedade.
1ª série do Ensino Médio
1º
Bimestre
·
Pré-História.
·
Civilizações do Crescente Fértil: o surgimento
do Estado e da escrita.
·
Civilização Grega: a constituição da cidadania
clássica e as relações sociais marcadas pela escravidão.
·
O Império de Alexandre e a fusão cultural
do Oriente e Ocidente.
2º
Bimestre
·
A Civilização Romana e as migrações
bárbaras.
·
Império Bizantino e o mundo árabe.
·
Os Francos e o Império de Carlos Magno.
3º
Bimestre
·
Sociedade feudal: características sociais,
econômicas, políticas e culturais.
·
Renascimento comercial e urbano.
·
A vida na América antes da conquista européia.
As sociedades maia, inca e asteca.
4º
Bimestre
·
Sociedades africanas da região subsaariana
até o século XV.
·
Expansão européia nos séculos XV e XVI:
características econômicas, políticas, culturais e religiosas.
·
A formação do mercado mundial.
·
O encontro entre os europeus e as diferentes
civilizações da Ásia, África e América.
2ª Série do Ensino Médio
1º
Bimestre
·
Renascimento e Reforma Religiosa: características
culturais e religiosas da Europa no início da Idade Moderna.
·
Formação e características do Estado Absolutista
na Europa Ocidental.
2º
Bimestre
·
A Europa e o Novo Mundo: relações econômicas,
sociais e culturais do sistema colonial.
·
Iluminismo e Liberalismo: revoluções inglesa
(século XVII) e francesa (século XVIII) e independência dos Estados Unidos.
3º Bimestre
·
Império Napoleônico.
·
Independências na América Latina.
·
A Revolução industrial inglesa (séculos XVIII
e XIX).
·
Processos políticos e sociais no século XIX
na Europa.
4º Bimestre
·
Formação das sociedades nacionais e
organização política e social na América e nos EUA no século XIX: Estados
Unidos e Brasil (expansão para o oeste norte-americano, Guerra Civil e o
desenvolvimento capitalista dos EUA / Segundo Reinado no Brasil).
·
A República no Brasil – as contradições da
modernização e o processo de exclusão, política, econômica e social das classes
populares.
3ª Série do Ensino Médio
1º
Bimestre
·
Imperialismo: a crítica de suas justificativas
(cientificismo, evolucionismo e racialismo).
·
Conflitos entre os países imperialistas e
a I Guerra Mundial.
·
A Revolução Russa e o stalinismo.
·
Totalitarismo: os regimes nazifascistas.
·
2º Bimestre
·
A crise econômica de 1929 e seus efeitos
mundiais.
·
A Guerra Civil Espanhola.
·
II Guerra Mundial.
·
O período Vargas.
3º
Bimestre
·
O mundo pós-Segunda Guerra e a Guerra
Fria.
·
Movimentos sociais e políticos na América
Latina e Brasil nas décadas de 1950 e 1960.
·
A Guerra Fria e os golpes militares no Brasil
e América Latina.
4º
Bimestre
·
As manifestações culturais de resistência
aos governos autoritários nas décadas de 1960 e 1970.
·
O papel da sociedade civil e dos movimentos
sociais na luta pela redemocratização brasileira. O movimento pelas “Diretas
Já”.
·
A emergência dos movimentos de defesa
dos direitos civis no Brasil contemporâneo, diferentes contribuições: gênero,
etnia e religiões.
·
O fim da Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial.
teste
ResponderExcluirtste
ResponderExcluir