sábado, 27 de fevereiro de 2016

Filosofia 9º ano (Tema 1 - Aula 3).

TEMA 1 Filosofia e cidadania.

Aula 3 Cidadania e indivíduo
(ou individualismo).

A animação “Man” (Homem), de Steve Cutts faz sérias e coerentes críticas a postura do ser humano com relação ao espaço em que ele vive, pensando principalmente nos interesses pessoais acima do bem estar comum (social e da natureza). Assista ao vídeo e pensaremos sobre o assunto.

Assista ao vídeo:

Ou


Agora vamos observar algumas frases sobre o ser humano:

“Conhecer o homem - esta é a base de todo o sucesso”.
Charles Chaplin

“Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho”.
Provérbio Chinês

“O homem é um ignorante diante dos problemas e um arrogante diante do poder”.
Osmirnoff

“Observando as bestas feras maravilhei, percebi que elas matam para comer, observando o homem enojei, eles matam pelo poder”.
Inacio Andre

"Não se pode elogiar a bondade de um homem se ele não tem poder para ser mau."
Nietzsche

"Quase todos podemos suportar a adversidade, mas se quereis provar o caráter de um homem, dai-lhe poder”.
Abraham Lincoln

Tendo como base o vídeo e as frases citadas no texto responda as seguintes questões:

(Visto e adaptado em 27/02/16)

QUESTÕES

1.      Qual a ligação entre o vídeo e as frases? Como elas se encaixam no nosso entendimento sobre cidadania?

2.      Sobre as seguintes frases:

"Não se pode elogiar a bondade de um homem se ele não tem poder para ser mau."
Nietzsche.

"Quase todos podemos suportar a adversidade, mas se quereis provar o caráter de um homem, dai-lhe poder”.
Abraham Lincoln

Tanto Nietzsche quanto Lincoln fizeram críticas à postura do ser humano com relação a falta de conhecimento de si no mundo. Comente as frases e responda se você acredita ou não que “o poder corrompe o ser humano”?

3.      Faça uma breve analise sobre a postura do ser humano como ser social e explique como a ideia de cidadania pode contribuir e, ou, atrapalhar essa condição.

8 comentários:

  1. Ana Laura Scaglia nº5 9ºano
    1)A ligação ocorrida entre o vídeo e as frases é que podemos interpretar como uma única ideia expressada de duas maneiras, com isso podemos colocá-las como uma imagem do que é a cidadania, tendo em vista que apesar de diferentes culturas, ideias, o homem tem o desejo mesmo que não demostrado de ter poder.
    2) As duas frases têm em seu interior o desejo de trazer duvidas e questões para o homem, isso porque o próprio ser humano tem em si a capacidade de ser mau sendo bom, ou seja, com as escolhas de um homem podem mudar ou prejudicar uma nação mesmo que seja necessário.
    Temos um bom exemplo a Segunda Guerra deixou milhares de soldados alemães mortos, foi um ato mau sim, mas mesmo que seja de um modo ruim, tinha uma parte no interior da ideia de bondade.
    O poder do homem é variável com o tempo, mas o desafio do home é administrar o poder, sendo que o mesmo é muitas vezes manipulado pelo poder, ou seja, perde a capacidade de raciocinar.
    3) O ser humano na parte social não possui um pensamento formado, mas tem uma influência, sendo que o ideal de uma sociedade atrapalha esse pensamento, tendo que corrompe o ideal de ser social com todos, não importando a religião,a cultura e outros.
    O social do homem sofre influência extrema, podemos propriamente citar a dificuldade social de compreender algo diferente que a cidadania coloca como errado.

    ResponderExcluir
  2. Talita Raíssa n°25 -9° ano

    1. O homem já nasce corrompido. Ele tem uma tendência em pensar mais no individual do que no coletivo, sempre buscando o poder e a superioridade. Todos nós temos a bondade e as trevas, basta escolher o que seguir.
    2. As duas frases nos mostram esse lado do homem que muitas vezes é camuflado através de 'máscaras', conseguimos muitas vezes esconder esse nosso lado ruim. O poder não corrompe o homem, ele só é um jeito mais fácil para chegarmos no homem corrompido, o homem não se torna ele simplesmente é.
    3. O homem na parte social ele acaba tendo uma mente condicionada a agir de certa forma. A cidadania é como se fosse um padrão para que todos os seres humanos sejam igualitários, podendo auxiliar na forma de como vemos o próximo, mas prejudicando na questão que as pessoas as vezes esquecem de seus deveres, apenas querendo seus direitos.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo Martinho - Nº18 - 9ºAno

    1. O video e as frases mostram como seria a atitude do homem se ele fosse individual no espaço onde ele vive,ou seja, ele destruiria tudo se tiver todo o poder. É completamente o oposto de cidadania, pois não respeita os direitos e deveres civis.

    2.Se o homem não ter conhecimento, o poder irá corrompê-lo,porém, se ter pelo menos um pouco de consciência no espaço onde vive, o poder não corrompê-lo

    3.Se o ser humano respeitar os deveres e direitos civis, provavelmente ele poderia ser social, mas se fosse ao contrário, ele provavelmente não conseguiria

    ResponderExcluir
  4. 1) O vídeo e as frases mostram como o homem se comporta diante do poder que ele tem,ou seja, mostra a realidade.
    2)O homem só é corrompido se ele não tiver conhecimento, mas se for um homem sabio sabera o que deve ser feito.
    3)O ser humano tem um pensamento geralmente muito individual, mas a cidadania é uma forma do homem respeitar a sociedade e "igualar" os homens

    ResponderExcluir
  5. 1)O vídeo e as frases mostram como o poder pode influenciar o homem, e como um homem com poder pode influenciar todo o mundo, ignorando o pensamento baseado na cidadania ou qualquer outro tipo de regra.

    2)As frases dão a ideia de que você só saberá se um homem age de acordo com o que é certo ou errado se ele tiver poder (e que na maioria,ou até em todos os casos,o ser humano será corrompido pelo poder).Eu concordo com a frase, mas não concordo com o pensamento de que isso acontece em todos os casos. Uma pessoa "sem noção" das coisas e pessoas ao seu redor pode facilmente ser manipulada, mas aquela que tem um pensamento em prol da sociedade dificilmente vai ser manipulada a níveis extremos.

    3)Muitas vezes o ser humano pensa somente em si mesmo, e o papel da cidadania nesse caso é mostrar a ele como poder viver a favor da sociedade em que vive.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel Furtado 9°ANO- N:12
    1-) A frase e o vídeo mostram o quanto o homem pode ser "mau" e também que isso já vem de sua natureza. Também mostra o quanto o homem é individualista e quer tudo o que há no mundo para si próprio.
    2-) Ambas as frases mostram que o homem sem poder não irá ser mau, porém, se ele tiver ao menos um pouco de poder nas mãos, você verá o verdadeiro carácter do homem. Porém se o indivíduo tiver um pouco de consciência ele terá uma chance de não ser corrompido pelo poder.
    3-) Se o homem respeitar as condições impostas pela cidadania ele poderá viver em sociedade e fazer parte dela, porém, isso também pode atrapalhá-lo, pois ele poderá não seguir essas regras e não saber "viver em sociedade".

    ResponderExcluir
  7. 1- O vídeo e a frase nos faz enxergar como o homem quando recebe o poder se comporta,se mostra com o ato individualista e quer tudo para ele mesmo sem mesmo pensar em quem podemos prejudicar.
    2- As frases mostram para o leitor que o individuo sem poder não fará nada de "mau", más se lhe dares poder irá conhecer e saber quem ele realmente é(seu carácter).Porém se o homem for sábio terá conhecimento o suficiente para saber lhe dar com a situação e também terá uma chance de não ser "corrompido" pelo seu poder.
    3- O individuo na maioria das vezes tem o pensamento individualista, a cidadania mostra para o homem como poder conviver a favor da sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Letícia M.
    1- As frases são como legendas para o filme, pois se encaixam em como são os cidadãos e suas ignorâncias.

    2- As frases mostram um lado ruim do ser humano, que usa todo o poder dele para o mau.

    3- a cidadania pode ajudar a melhorar o pensamento coletivo, para se viver em sociedade ou pode atrapalhar no sentido que as pessoas não respeitem as leis e acabe virando tudo uma discordância.

    ResponderExcluir