TEMA
1 – Filosofia e
cidadania
AULA
1 – Conhecimentos
básicos sobre cidadania (Reflexões).
Para
pensarmos melhor sobre o assunto analisaremos três textos que tratam sobre os
conceitos básicos de filosofia e cidadania:
O
conceito básico de cidadania é: exercício de direitos e deveres civis, políticos
e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os
direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos
contribuem para uma sociedade mais equilibrada.
Exercer
a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que
sejam colocados em prática. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é
um dos objetivos da educação de um país.
Conceitos
sobre cidadania também estão relacionados aos países onde as pessoas os exercem.
Assim, o tema torna-se relativo e regional, tendo direitos e deveres distintos
em cada região.
http://www.significados.com.br/cidadania/
(visto e adaptado em 18/06/16)
Texto
2 - Saber filosófico nas escolas e a cidadania
(...)
O problema com o saber filosófico nas escolas relaciona-se às condições reais
de vida que se tem em nosso país. Se as pessoas vivessem dignamente, grande
parte dos problemas educacionais estariam resolvidos, inclusive o que se refere
ao acesso à ao saber Filosófico.
Porém,
a questão da vida digna, como condição de possibilidade do exercício da
cidadania, ainda é um problema que a desigualdade social, muito ligada aos
valores capitalismo vigente em nosso país, não é capaz de resolver.
Ora,
sem apropriar-se de bens materiais, simbólicos e sociais o homem e a mulher não
se fazem plenamente humanos e tem sua dignidade comprometida, o que lhes coloca
numa situação de não-cidadania.
Então
a Filosofia, bem socialmente produzido, parte do patrimônio que não pode ser
tratado como um pertence estritamente pessoal e deve estar ao alcance de todos
os estudantes, de todos os níveis. Indo além, deve estar ao alcance de todos os
cidadãos, uma vez que contribui para a educação que humaniza o indivíduo.
Dessa
maneira, sob o saber filosófico nenhum preconceito pode abrigar-se. Deve-se
condicioná-lo a “pré-requisitos” como os de sua natureza de saber que pode potencializar
a liberdade. Ademais, apropriar-se da Filosofia é um direito inalienável de
todo indivíduo, muito mais o será dos estudantes da educação básica de nosso
país.
http://brasilescola.uol.com.br/educacao/filosofia-educacao-basica-cidadania.htm
(visto e adaptado em 18/06/16)
Texto
3 – Conceito de Filosofia
Filosofia
é uma palavra grega que significa “amor a sabedoria” e consiste no estudo de
problemas fundamentais relacionados a existência humana, como o conhecimento, a
verdade, os valores morais e estéticos, a mente e a linguagem.
O
filósofo, então, é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma
visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.
http://www.significados.com.br/filosofia/
(visto e adaptado em 18/06/16)
Questões
1. Entendendo
que o filósofo é aquele que busca conhecimentos em si e no mundo é possível
entender a pratica da cidadania como formação filosófica coletiva? Justifique.
2. Qual
a importância do pensar individual e coletivo para a formação da cidadania?
Justifique.
3. Apenas
os filósofos possuem pleno potencial para agirem como bons cidadãos?
Justifique.
Ana Laura Scaglia nº5 9ºano
ResponderExcluir1) Sim, a pratica da cidadania é um dos pontos com maior diferença mundial, tendo em vista que cada país trás em sua cultura uma ideai de cidadania, contudo esse conceito de cidadania é passado através do estudo da filosofia, mostrando a população uma maneira de pensar e de raciocínio próprio.
A filosofia também trás ao individuo uma maneira de entender a si e a cidadania de uma maneira natural e não preconceituosa, tendo como objetivo recriar o entendimento cultural dentro da cultura com o ideal de paz e humanidade não importando quem é.
2) A importância de se pensar tanto individualmente e coletivamente para a formação da cidadania é os vários pontos de vistas, tendo que no final de uma boa explicação e um levantamento das consequências de um ato, nos fará ver se ele será benéfico para si próprio e para os outros.
3) Não, qualquer um pode se rum bom cidadão, é necessário apenas querer e ter o ideal de fazer o bem.
Talita Raíssa- 9° ano- n°25
ResponderExcluir1) Sim, com a prática da cidadania de entender nossos direitos e deveres, acabamos nos conhecendo como seres humanos e descobrindo sobre os outros também.
2) A prática de se pensar individualmente acaba nos levando a pensar no coletivo aonde vivemos. O indivíduo constrói o coletivo.
3) Não, porque todos sabem o que é certo e errado, sabe o que é bom e ruim. E sabem o que querem em uma sociedade.
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ResponderExcluir1)Sim,pois quando praticamos cidadania entendemos nosso direitos e deveres, no que nos leva a ter um pensamento coletivo em prol da sociedade
ResponderExcluir2)Ambos são importantes, pois o individuo constrói o coletivo e o coletivo ajuda na formação de ideias de um individuo
3)Não, qualquer pessoa pode agir para o bem da sociedade, pois sabemos o que é certo e errado
Leonardo Martinho - 9ºAno - Nº18
ResponderExcluir1)Sim, pois o filósofo busca conhecimento e assim entenderia a cidadania
2)Os dois, pois o individuo constrói o coletivo, e o coletivo leva a mais ideías
3)Não, Pois nem todos ás vezes agimos da maneira correta da qual somos cientes,além que, cada filósofo tem seu princípio idealista e moradista
Paulo Henrique -9° ano -n°22
ResponderExcluir1)Sim, pois quando praticamos a cidadania você automaticamente está buscando conhecimento em si e no mundo.
2)Com um pensamento individual "bom", que visa a prática da cidadania e cumprir seus deveres você pode influenciar um pensamento coletivo com suas ideias, e esse pensamento coletivo pode ajudar na formação da cidadania de uma sociedade inteira.
3)Não,todas as pessoas tem consciência do certo e do errado, o que vai determinar se ele vai ser um bom cidadão ou não é a visão pessoal dele sobre o que é certo e o que é errado (para si mesmo e para a sociedade).
Gabriel Furtado- 9°ANO- N°12
ResponderExcluir1-) Sim, pois com a prática da cidadania certamente nos iremos entender como é o coletivo.
2-) Os dois são importantes, pois com o individual você irá expor sua ideia, e expondo sua ideia você automaticamente estará incluso no coletivo.
3-) Não, pois todas as pessoas tem o senso crítico e sabe o que é certo ou errado e também todos tem consciência de suas ideias para a sociedade
Mydien Keren - 9º ano - Nº 21
ResponderExcluir1-)Sim, porque quando praticamos a cidadania entendemos a concepção de nossos deveres e direitos, que nos faz entender como é viver,entender e pensar em conjunto (coletivo).
2-)Praticando o ato de pensar individualmente sequencialmente nos levando a um pensamento coletivista.
3-)Não porque todos nós cidadãos temos plena consciência do que esta correto e o que esta incorreto, não somente os filósofos.
Letícia machado- 9 ano- nº19
ResponderExcluir1- Sim, pois a prática da cidadania nos leva a entender os direitos e deveres civis, político e social.
2- A importância do pensar individual é que quase sempre nos leva a ter mais vantagens, nos tornando egoístas. E no pensar coletivo conseguimos beneficiar não só a gente mas as outras pessoas também.
3- Não, todos que tem conhecimento do que é ser um bom cidadão pode cumprir suas obrigações plenamente.
eu acho aula de filosofia muito otima
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