quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Filosofia 9º ano (Tema 1 - Aula 1).


TEMA 1 – Filosofia e cidadania

AULA 1 – Conhecimentos básicos sobre cidadania (Reflexões).


Para pensarmos melhor sobre o assunto analisaremos três textos que tratam sobre os conceitos básicos de filosofia e cidadania:
Texto 1 - Conceito básico de cidadania.
O conceito básico de cidadania é: exercício de direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada.
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
Conceitos sobre cidadania também estão relacionados aos países onde as pessoas os exercem. Assim, o tema torna-se relativo e regional, tendo direitos e deveres distintos em cada região.
http://www.significados.com.br/cidadania/ (visto e adaptado em 18/06/16)

Texto 2 - Saber filosófico nas escolas e a cidadania
(...) O problema com o saber filosófico nas escolas relaciona-se às condições reais de vida que se tem em nosso país. Se as pessoas vivessem dignamente, grande parte dos problemas educacionais estariam resolvidos, inclusive o que se refere ao acesso à ao saber Filosófico.
Porém, a questão da vida digna, como condição de possibilidade do exercício da cidadania, ainda é um problema que a desigualdade social, muito ligada aos valores capitalismo vigente em nosso país, não é capaz de resolver.
Ora, sem apropriar-se de bens materiais, simbólicos e sociais o homem e a mulher não se fazem plenamente humanos e tem sua dignidade comprometida, o que lhes coloca numa situação de não-cidadania.
Então a Filosofia, bem socialmente produzido, parte do patrimônio que não pode ser tratado como um pertence estritamente pessoal e deve estar ao alcance de todos os estudantes, de todos os níveis. Indo além, deve estar ao alcance de todos os cidadãos, uma vez que contribui para a educação que humaniza o indivíduo.
Dessa maneira, sob o saber filosófico nenhum preconceito pode abrigar-se. Deve-se condicioná-lo a “pré-requisitos” como os de sua natureza de saber que pode potencializar a liberdade. Ademais, apropriar-se da Filosofia é um direito inalienável de todo indivíduo, muito mais o será dos estudantes da educação básica de nosso país.

Texto 3 – Conceito de Filosofia
Filosofia é uma palavra grega que significa “amor a sabedoria” e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados a existência humana, como o conhecimento, a verdade, os valores morais e estéticos, a mente e a linguagem.
O filósofo, então, é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.
http://www.significados.com.br/filosofia/ (visto e adaptado em 18/06/16)

Questões

1.      Entendendo que o filósofo é aquele que busca conhecimentos em si e no mundo é possível entender a pratica da cidadania como formação filosófica coletiva? Justifique.

2.      Qual a importância do pensar individual e coletivo para a formação da cidadania? Justifique.

3.      Apenas os filósofos possuem pleno potencial para agirem como bons cidadãos? Justifique.

11 comentários:

  1. Ana Laura Scaglia nº5 9ºano
    1) Sim, a pratica da cidadania é um dos pontos com maior diferença mundial, tendo em vista que cada país trás em sua cultura uma ideai de cidadania, contudo esse conceito de cidadania é passado através do estudo da filosofia, mostrando a população uma maneira de pensar e de raciocínio próprio.
    A filosofia também trás ao individuo uma maneira de entender a si e a cidadania de uma maneira natural e não preconceituosa, tendo como objetivo recriar o entendimento cultural dentro da cultura com o ideal de paz e humanidade não importando quem é.
    2) A importância de se pensar tanto individualmente e coletivamente para a formação da cidadania é os vários pontos de vistas, tendo que no final de uma boa explicação e um levantamento das consequências de um ato, nos fará ver se ele será benéfico para si próprio e para os outros.
    3) Não, qualquer um pode se rum bom cidadão, é necessário apenas querer e ter o ideal de fazer o bem.

    ResponderExcluir
  2. Talita Raíssa- 9° ano- n°25

    1) Sim, com a prática da cidadania de entender nossos direitos e deveres, acabamos nos conhecendo como seres humanos e descobrindo sobre os outros também.
    2) A prática de se pensar individualmente acaba nos levando a pensar no coletivo aonde vivemos. O indivíduo constrói o coletivo.
    3) Não, porque todos sabem o que é certo e errado, sabe o que é bom e ruim. E sabem o que querem em uma sociedade.

    ResponderExcluir
  3. 1)Sim,pois quando praticamos cidadania entendemos nosso direitos e deveres, no que nos leva a ter um pensamento coletivo em prol da sociedade
    2)Ambos são importantes, pois o individuo constrói o coletivo e o coletivo ajuda na formação de ideias de um individuo
    3)Não, qualquer pessoa pode agir para o bem da sociedade, pois sabemos o que é certo e errado

    ResponderExcluir
  4. Leonardo Martinho - 9ºAno - Nº18

    1)Sim, pois o filósofo busca conhecimento e assim entenderia a cidadania

    2)Os dois, pois o individuo constrói o coletivo, e o coletivo leva a mais ideías

    3)Não, Pois nem todos ás vezes agimos da maneira correta da qual somos cientes,além que, cada filósofo tem seu princípio idealista e moradista

    ResponderExcluir
  5. Paulo Henrique -9° ano -n°22
    1)Sim, pois quando praticamos a cidadania você automaticamente está buscando conhecimento em si e no mundo.
    2)Com um pensamento individual "bom", que visa a prática da cidadania e cumprir seus deveres você pode influenciar um pensamento coletivo com suas ideias, e esse pensamento coletivo pode ajudar na formação da cidadania de uma sociedade inteira.
    3)Não,todas as pessoas tem consciência do certo e do errado, o que vai determinar se ele vai ser um bom cidadão ou não é a visão pessoal dele sobre o que é certo e o que é errado (para si mesmo e para a sociedade).

    ResponderExcluir
  6. Gabriel Furtado- 9°ANO- N°12
    1-) Sim, pois com a prática da cidadania certamente nos iremos entender como é o coletivo.
    2-) Os dois são importantes, pois com o individual você irá expor sua ideia, e expondo sua ideia você automaticamente estará incluso no coletivo.
    3-) Não, pois todas as pessoas tem o senso crítico e sabe o que é certo ou errado e também todos tem consciência de suas ideias para a sociedade

    ResponderExcluir
  7. Mydien Keren - 9º ano - Nº 21
    1-)Sim, porque quando praticamos a cidadania entendemos a concepção de nossos deveres e direitos, que nos faz entender como é viver,entender e pensar em conjunto (coletivo).
    2-)Praticando o ato de pensar individualmente sequencialmente nos levando a um pensamento coletivista.
    3-)Não porque todos nós cidadãos temos plena consciência do que esta correto e o que esta incorreto, não somente os filósofos.

    ResponderExcluir
  8. Letícia machado- 9 ano- nº19
    1- Sim, pois a prática da cidadania nos leva a entender os direitos e deveres civis, político e social.

    2- A importância do pensar individual é que quase sempre nos leva a ter mais vantagens, nos tornando egoístas. E no pensar coletivo conseguimos beneficiar não só a gente mas as outras pessoas também.

    3- Não, todos que tem conhecimento do que é ser um bom cidadão pode cumprir suas obrigações plenamente.

    ResponderExcluir
  9. eu acho aula de filosofia muito otima

    ResponderExcluir