quinta-feira, 28 de julho de 2016

Filosofia 8º ano (Tema 3 - Aula 2).

Tema 3 - Condutas massificadas e alienação moral.

Aula 2 - A massificação e o consumismo (1ª pt.).

Desenvolvido no final de 1940 o conceito de Indústria Cultural, a teoria se mantém atual. O conceito está ligado ao desenvolvimento industrial e tecnológico da sociedade no século XX e XXI.
De acordo com Adorno e Horkheimer, esse conceito parte de uma perspectiva de que a cultura contemporânea confere a tudo um ar de semelhança, em que a indústria cultural e seus produtos constituem um sistema no qual fazem parte o cinema, o rádio e as revistas, sendo cada um coerente em si mesmo e em conjunto.

No século XX, com o acentuado desenvolvimento da produção cultural e suas diferentes formas – tais como a música, rádio, televisão, cinema, revistas, entre outras –, houve uma multiplicidade de bens culturais que passaram a ser produzidos e consumidos pelas diversas classes sociais.
A tese defendida pelos autores é a de que toda cultura de massa é idêntica e possível graças à indústria cultural. Não por acaso os autores desenvolveram a teoria da indústria cultural em um período de extremo avanço tecnológico.
O sociólogo Herbert Marcuse, em “A ideologia da sociedade industrial”, desenvolve uma análise a respeito da falta de liberdade confortável, suave, razoável e democrática que prevalece nas sociedades industriais e avançadas, como também é testemunho de um progresso técnico que ocorre nos países da periferia do capitalismo (países emergentes).
Para ele, os meios de informação em massa encontram pouca dificuldade em fazer aceitar interesses particulares como sendo de todos. Para tanto, o autor argumenta: “a tecnologia não pode, como tal, ser isolada do uso que lhe é dada; a sociedade tecnológica é um sistema de dominação que já opera no conceito e na elaboração das técnicas”.
Em nossa sociedade, os veículos de comunicação de massa buscam atingir a todos e inculcar suas ideias fabricadas. A tecnologia, hoje, é bastante utilizada para a produção e difusão dos meios de comunicação de massa, ao mesmo tempo, como bem coloca Marcuse, esta sociedade tecnológica utiliza suas técnicas como sistema de dominação.
A dominação existente na sociedade capitalista é a dominação de classe – neste caso a burguesia – que domina as relações sociais (culturais, políticas, ideológicas, etc.). Por outro lado, a classe trabalhadora organizada contesta a dominação burguesa e tenta superá-la.
Porém, “a automatização parece, de fato, ser o grande catalisador da sociedade industrial desenvolvida”, escreveu Marcuse. Mesmo com todo o avanço tecnológico, continua existindo a divisão social do trabalho, e mais ainda, a luta de classes. Aspectos da indústria cultural, portanto, acompanham o desenvolvimento da sociedade capitalista.

Referência Bibliográfica (27/07/16)


QUESTÕES

1.      Leia o trecho abaixo:
“De acordo com Adorno e Horkheimer, esse conceito parte de uma perspectiva de que a cultura contemporânea confere a tudo um ar de semelhança, em que a indústria cultural e seus produtos constituem um sistema no qual fazem parte o cinema, o rádio e revistas”.
Tal conceito pode ser chamado de:
(a)   Cultura da Industria.
(b)   Indústria Cultural.
(c)    Industrialização Cultural.
(d)   Desenvolvimento Industrial.
(e)    Desenvolvimento Cultural.

2.      O sociólogo Marcuse desenvolve uma análise a respeito da falta de liberdade que prevalece nas sociedades industriais, e para ele os meios de informação em massa encontram pouca dificuldade em fazer aceitar interesses particulares. Com isso ele quer dizer que:
(a)   A indústria cultural pode se valer de meios de comunicação de massa para inserir interesses particulares no meio social, favorecendo terceiros com essa prática.
(b)   A indústria cultural não consegue usar meios de comunicação de massa para inserir interesses particulares no meio social, favorecendo terceiros com essa prática.
(c)    A indústria cultural se isenta de qualquer meio de informação/comunicação para atender seus objetivos, principalmente financeiros.
(d)   Industria Cultural é um equivoco dos filósofos Adorno e Horkheimer, uma vez que esta provado que cultura não está a venda.
(e)    Industria Cultural e Desenvolvimento Industrial caminham juntos para atingir índices de processo social e financeiro nas sociedades que os adotam.

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