terça-feira, 26 de abril de 2016

Filosofia 8º ano (Tema 2 - Aula 3).

TEMA 2 - Teorias liberais sobre indivíduo e individualismo

Aula 3Conceitos Liberais (2ª pt.).

Neoliberalismo no Brasil
No Brasil, o Neoliberalismo começou a ser seguido de uma forma aberta nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Neste caso, seguir o neoliberalismo foi sinônimo de *privatização de várias empresas do Estado. O dinheiro conseguido com essas privatizações foi na sua maioria utilizado para manter a cotação do Real (uma nova moeda na altura) ao nível do dólar.
A estratégia de privatização encorajada por ideais neoliberais não é seguida por todos os países. O Brasil (com a Petrobras), a China e a Índia adotam medidas mais restritas e gradativas. Nesses países, o investimento de grupos econômicos foi feitos em parceria com empresas nacionais.

Neoliberalismo e globalização
Os conceitos de neoliberalismo e globalização estão ligados já que o neoliberalismo surgiu graças à globalização (principalmente a econômica).
Depois da Segunda Guerra Mundial, o aumento do consumo e o avanço da tecnologia da produção lideraram a sociedade para o consumismo.
Essa sociedade consumista fomentou a globalização da economia, para que os capitais, serviços e produtos pudessem fluir para todo o mundo, um claro pensamento neoliberal.
Desta forma, o neoliberalismo abriu a liberdade econômica ordenada pelo mercado, sendo que em algumas ocasiões o Estado tem que intervir em algumas negociações para evitar desequilíbrios financeiros.
Apesar disso, a doutrina neoliberal visa que a economia e política atuem de forma independente uma da outra, e por isso não aprecia quando há uma intervenção política na economia.

Neoliberalismo e educação
O neoliberalismo vê a educação de forma específica, e estes são alguns itens fulcrais na área da educação: qualidade total, modernização da escola, adequação do ensino à competitividade do mercado internacional, nova vocacionalização, incorporação das técnicas e linguagens da informática e da comunicação, abertura da universidade aos financiamentos empresariais, pesquisas práticas, utilitárias, produtividade.
É importante que de acordo com a vertente neoliberal, a educação não é incluída no campo social e político, passando a ser integrada no mercado. Assim, alguns dos problemas econômicos, sociais, culturais e políticos abordados pela educação são muitas vezes transformados em problemas administrativos e técnicos.
Uma escola modelo deve conseguir competir no mercado. O aluno passa a ser um mero consumidor do ensino, enquanto o professor fica conhecido como um funcionário treinado para capacitar os seus alunos a se integrarem no mercado de trabalho.

Dicionário
*Privatização: Transferência do que é estatal para o domínio da iniciativa privada; desestatização.

(Visto e adaptado em 28/03/16)


QUESTÕES

1.      “Seguir o neoliberalismo foi sinônimo de privatização de várias empresas do Estado.”
O que significa Privatização?

2.      “Essa sociedade consumista fomentou a globalização da economia, para que os capitais, serviços e produtos pudessem fluir para todo o mundo.”
Explique a afirmação acima.

3.      “O neoliberalismo vê a educação de forma específica (...). A educação não é incluída no campo social e político, passando a ser integrada no mercado.”

É correto educar pessoas de uma sociedade apenas para atenderem as necessidades pessoais e do mercado? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário