sábado, 5 de março de 2016

Filosofia 8º ano (Tema 1 - Aula 5).

TEMA 1 - Ideologias políticas: Socialismo, Anarquismo e Liberalismo.

Aula 5 – Socialismo.

É uma corrente ideológica oriunda no século XIX. O pensamento é fruto de um momento no qual o Liberalismo era a ideologia predominante na sociedade ocidental, marcando intensamente as conquistas capitalistas da Revolução Industrial.

Este contexto solidificou o poder da burguesia na sociedade contemporânea, caracterizando uma fase da história da humanidade na qual a produção industrial ganhou grande incremento e junto com ela veio uma forte exploração do trabalho em favor do lucro. A crítica à ideologia liberal ganhou força com o advento das ideias socialistas.
No entanto, os primeiros formuladores do pensamento socialista acreditavam que a burguesia reconheceria a exploração imposta aos operários e, a partir daí, se daria uma mudança no sistema vigente. Sendo que a burguesia compartilharia sua riqueza e seu poder e a sociedade alcançaria um modo de vida comunista. Esse tipo de formulação é uma utopia, ou seja, muito improvável, para não dizer impossível, que a classe burguesa abra mão de suas posses em prol de uma sociedade comunista.
Sendo assim a ideologia ficou conhecida como Socialismo Utópico.  Em contrapartida a essa primeira corrente ideológica do Socialismo, o alemão Karl Marx apresentou reflexões mais plausíveis para a sociedade alcançar o modo de vida de uma sociedade comunista. Apresentando métodos e condições mais adequadas, os pensamentos que apresentou se tornaram uma corrente ideológica muito influente, sobretudo, no século XX.
Socialismo Utópico é a primeira corrente do moderno pensamento filosófico socialista, surgida no primeiro quartel do século XIX e que desenvolvia conceitos e ideias definidas como utópicas para os pensadores socialistas que surgiriam posteriormente. Estes primeiros pensadores do moderno socialismo não reconheciam autoridade externa, além de subordinar a religião, a ciência, sociedade e instituições políticas a uma drástica e permanente crítica. Tudo o que era produzido pela humanidade deve justificar sua existência, ou seja, demonstrar sua utilidade ou então ser combatida até que deixasse de existir. A razão era a medida de todas as coisas. À toda forma de tradição, sociedade, governo, costume ou similar existente, toda velha noção tradicional deveria ser considerada irracional e combatida.
Essas proposições do Socialismo Marxista influenciaram diversas atividades humanas no século XX, influenciando diversos movimentos. Dentre eles estão a Revolução Russa, Revolução Cubana e Revolução Chinesa.
No entanto, os países que adotaram posturas ditas socialistas desvirtuaram significativamente os preceitos de Karl Marx. Ainda assim, o Marxismo foi muito influente nas Ciências Humanas ao longo da segunda metade do século XX. Embora não tão admirada quanto já fora, a ideologia Marxista permanece influente.

Fontes (visto e adaptado em 04/03/16).

QUESTÕES

1.      Explique o que é Socialismo.

2.      O que significa “Socialismo Utópico”?


3.      Podemos ver alguma das praticas citadas no texto sobre o socialismo na política brasileira atual? Comente sobre.

Um comentário:

  1. 1. É uma doutrina que visa a analise social em questões politicas e utópicas.
    2. É uma corrente do moderno pensamento filosófico socialista e que desenvolvia conceitos e ideias definidas como utópicas.
    3. Sim, o marxismo que foi muito influente nas ciências humanas.

    ResponderExcluir