sábado, 5 de março de 2016

Filosofia 9º ano (Tema 1 - Aula 5).

TEMA 1 – Filosofia e cidadania.

Aula 5 – Sobre Cidadania.

Vamos ler alguns trechos de artigos sobre cidadania:

“(...) Os direitos, de acordo com Marshall, são o direito civil, o direito político e o direito social. Partindo do pressuposto de compreender a cidadania sob a perspectiva dos direitos civis, políticos e sociais, "o cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns direitos. (...) Os direitos civis podem ser definidos basicamente como os direitos necessários à liberdade individual e são expressos por liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, liberdade de pensamento e fé, direito à propriedade privada e direito à justiça. (...) No que diz respeito ao exercício da cidadania, criou-se uma expectativa de que existiria um patamar a ser alcançado para se ter acesso aos direitos civis e políticos, patamar este que se encontra marcado por delimitações etárias. Dessa forma, infância e juventude são consideradas enquanto etapas de preparação e maturação do sujeito, sendo, portanto, restrita sua participação na sociedade. O que se pretendeu apontar aqui foi que a existência de diferenças entre crianças e jovens, e adultos, não legitima sua exclusão de formas de participação mais ampla”.
(Visto em 04/03/16) 

“Não se pode, pois, dizer, que a sociedade atual carece de ética, de educação e de cidadania. O que ocorre é que ela tem uma ética, uma educação e uma cidadania que lhe são próprias e estão referidas a alguns princípios gerais e abstratos, subsumem, entretanto, valores concretos que consubstanciam a forma de vida própria da sociedade. Assim, os princípios da liberdade, igualdade, democracia e solidariedade humana são subsumidos pelos valores do individualismo, da competição, da busca do lucro e acumulação de bens os quais configuram a moral. E a educação é chamada, na sociedade para realizar a mediação entre ética e cidadania, formando os indivíduos de acordo com os valores requeridos por esse tipo de sociedade. Assim, pela mediação da educação, se buscará instituir, em cada indivíduo singular, o cidadão ético correspondente ao lugar a ele atribuído na escala social. (...) Educar para a cidadania é adotar uma postura, é fazer escolhas. É despertar para as consciências dos direitos e deveres, é lutar pela justiça e não servir a interesses seculares (...) É preciso construir o espaço de se educar na cidadania. E nesse sentido, não é somente a preposição que muda. Muda a postura do professor que de cidadão que somente exige seus direitos passa a lembrar também dos seus deveres”.
(Visto em 04/03/16)
Analisando os trechos de dois artigos retirados da internet que tratam sobre a cidadania, e utilizando conhecimentos adquiridos em aulas anteriores podemos fazer algumas pontuações:

·         A cidadania está diretamente ligada aos direitos e deveres de cada individuo perante a sociedade.
·         Só é cidadão pleno que goza de todos seus direitos e deveres.
·         É preciso dialogo constante entre os interesses pessoais e coletivos para que possamos manter sempre viva a plena cidadania e pleno estado de direito.
·         Valores morais e éticos regulam, direta ou indiretamente, as condições para uma plena cidadania.

QUESTÕES

1.      Faça um redação (introdução, argumentação e considerações finais) com o seguinte tema:

“A cidadania e a postura de um cidadão”

·         Será considerada valida, para esta atividade, a redação com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas.

·         Toda citação ou referência tirada de aulas (ou outras fontes) deve ser citada na atividade.

6 comentários:

  1. Ana Carolina Capriolli n° 4 9° ano

    A cidadania é um dever de todo individuindivíduo que vive em uma sociedade, para que haja uma cidadania plena é necessário a presença de um diálogo. Os valores moramorais e éticos também são importantes em uma sociedade com a cidadania bem definida.
    A postura correta de um cidadão em uma sociedade está fortemente ligada à constituição brasileira, nela se encontra os deveres que um cidadão deve seguir. A ética e a Moral são instrumentos muito importantes para adquirir uma postura adequada.
    Se cada indivíduo respeitar todas as leis, aplicar a ética e a Moral no seu cocotidiano, teremos um convívio melhor, a disciplina estará presente no nosso cotidiano. Todo cidadão tem esse dever de buscar melhorar o ambiente em q ele frequenta, se cada pessoa cumprir corretamente o que deve ser feito vamos conseguir ter muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Ana Laura Scaglia nº5 9ºano

    A cidadania tem em ponto crucial o direito civil, político e social, sendo que esses três formaram o cidadão e sua maneira de pensar e saber. O desenvolvimento da postura do cidadão deve ser de acordo com a sua fase de vida, cultura, nação.
    O cidadão tem em suas mãos o poder de desenvolver o pais, com o intuito de melhora de vida própria e da população, um dos pontos dessa postura seria o uso correto da ética, isso seria não ser apenas um cidadão com crítica política, mas propriamente civil e viver em sociedade igualitária.
    A cidadania não formara o cidadão completamente, mas dará a sua base de segurança, isso é, o começo do desenvolvimento moral e ético do cidadão, a cidadania tem sua cultura própria, suas leis, mas a certas divisões de religião, sendo que as leis religiosas não iram ultrapassar as leis da nação.
    O conceito de ética e moral desenvolvera não apenas na forma de pensar do cidadão, mas também em seus atos, além de que esses atos iram proporcionar em alguns casos desenvolvimentos para a cidadania.
    A ética e a moral são dois pontos que são cruciais no direito civil, político e social, isso porque quando for tomar uma certa decisão seu pensamento de moralidade e sua forma de observa-la pela ética o fará mudar certa pessoa e assim influencia o coletivo que pode influenciar a cidadania em um certo período.
    Com isso em mente, podemos compreender que a postura do cidadão perante a sociedade forma a cidadania e a cidadania forma o cidadão, isso nos levar a entender que o indivíduo faz o coletivo e o coletivo o cidadão, com sua moral e ética sempre colocadas em prática.

    ResponderExcluir
  3. A educação tem como base ensinar o ser humano a se tornar um cidadão, como citado em algumas aulas atrás. Como em nosso país isso não considerado bem como uma realidade, muitas vezes em nosso meio de convívio como o da família somos condicionados a pensar em nós mesmos. Não somos treinados a pensar no coletivo, obviamente que não podemos generalizar.
    E essa falta de conhecimento pode levar a sociedade a ruína a falta de conhecimento nos deixa em um estado de ignorância. Um dos conceitos para cidadania é quando você pratica seus deveres que recebe seus direitos. Porém a maioria das pessoas não sabem quais são seus deveres e nem se lembram do que o governo deveria fornecer. Um exemplo prático são as manifestações, muitas pessoas estão lá e nem sabe ao mesmo o porquê do protesto. Apenas sabem que algo está errado.
    A moral está presente em todos, isso não podemos nem ao menos discutir, nascemos e crescemos e morremos com isso, sermos serem pensante é o que nos diferencia dos animais. A ética nos regula, normalmente com leis, porém, ética não são leis. Ela pode tanto julgar sua postura como correta, ou incorreta.
    O que todos querem é uma sociedade justa, com liberdades de expressão, entendimentos, paz, nisso a filosofia pode ajudar para a compreensão do mundo e de si mesmo. Portanto constatamos que medidas devem ser tomadas para a solução do impasse. A resposta é clara: Educação.

    ResponderExcluir
  4. Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país.
    A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
    Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
    Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática.
    É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
    Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos
    a ética e a moral é o comportamento que assumimos perante os demais, o padrão de comportamento e valores que presidem nossa prática, a ciência que tenciona alcançar o puro e simples bem-estar do homem, tendo por objetivo a perfeição dele através de sua livre ação.
    O indivíduo faz o coletivo e o coletivo o cidadão.

    ResponderExcluir
  5. A cidadania é o exercício de direitos e deveres civis, políticos e sociais. Alguns dos deveres de cada cidadão são: Votar, cumprir leis, educar e proteger seus semelhante, proteger a natureza, e o patrimônio publico e social do pais. Porem por não cumprirem totalmente seus deveres os cidadãos acabam não sendo cidadãos plenos. Também não é pleno o cidadão que não luta por seus direitos serem colocados em prática. Isso ocorre porque as leis estão expressas na constituição e tudo o que vai contra acaba se tornando um "delito". A moral de cada um pode auxiliar ou não o cidadão pleno, porque é o conceito de cada um sobre o certo ou errado, praticar uma ação ou não. Para alguns a ética é a lei que pode definir se o cidadão é pleno ou não, porem a ética julga amoral de cada um.

    ResponderExcluir
  6. Leonardo Martinho - 9ºAno - Nº18

    A cidadania tem o direito civil, político e social, sendo que esses três formam o cidadão e sua maneira de pensar e saber. O desenvolvimento do cidadão é de acordo com a sua fase de vida, cultura, nação.
    A falta desse conhecimento pode destinar a sociedade destruição.Um dos conceitos para cidadania é quando você pratica seus deveres que recebe seus direitos. Contudo,as pessoas não sabem quais são seus deveres. Um exemplo prático são as manifestações, as vezes muitas pessoas vão lá e não sabem o porque,apenas sabem que algo está errado.
    A ética e a moral são dois pontos que são cruciais no direito civil, político e social, isso pois quando alguém for tomar uma certa decisão, seu pensamento de moralidade e sua forma de olhar pela ética o fará mudar certa pessoa e assim entra a questão da influência, o coletivo que pode influenciar a cidadania em um certo período.
    O indivíduo faz o coletivo e o coletivo o cidadão.

    ResponderExcluir